terça-feira, outubro 26, 2004

Conteúdo III



As mudanças vindas juntas com a Internet são diversas. Os produtos e serviços passaram a ser oferecidos com rapidez, personalização, diversificação, fabricação depois da venda, menos fornecedores, terceirização, compra e fabricação conjunta, etiquetas inteligentes, auxílio da computação móvel e o valor agregado do produto.
O professor chamou a atenção para o gerenciamento do relacionamento, relações públicas e outros itens relevantes para que a empresa se firme. Afirmou que a empresa deve cuidar de sua imagem na Internet e até mostrar seu pessoal especialista, não se esquecendo que é formada por pessoas e estas têm necessidades diversas. A página da empresa deve ser atualizada, com alto grau de usabilidade e facilidade de contato.
Houve abordagem ainda da descentralização da tomada de decisão com o aumento da tecnologia, o que se tem de especial é o diferencial; a flexibilidade foi exaltada como fazer infinitas coisas com recursos finitos. Houve destaque para o líder que reconhece seus erros, o que permite incrementar sua criatividade e ser transparente na criação de sua equipe. Além disso, é importante que respeite todos quando estiver em ascensão, já que poderá encontrá-los quando em decadência.



Jonadabe R. Costa