terça-feira, outubro 26, 2004

Conteúdo VI


O valor do processo de compra convencional é diminuído em 10% quando num processo idêntico a partir da Internet. E a tecnologia é grandemente responsável por isso, influenciando a vida pessoal e empresarial. Os produtos passaram a ser então não mais coisas simples, mas uma plataforma de serviços.
Alguns fatores influenciam tal tendência: interatividade, convergência, concorrência, personalização, integração e, com maior destaque, a globalização. A importância passou de acúmulo de tecnologia para o modo como essa tecnologia é utilizada.
O conhecimento, por sua vez, é um fator de grande importância em meio a toda essa evolução, mas a imaginação tem seu valor. O aprendizado é a somatização e gerenciamento de dados, registro, transação, informação, mensagem, conhecimento e processos. Pode-se afirmar então que a forma, tempo e conteúdo sobre como se passará a mensagem são importantes para o receptor da mensagem, mas seu grau de aprendizado permitirá maior ou menor aproveitamento. A capacidade de aprender, reaprender e lidar com as informações aprendidas pode significar o diferencial de mercado, permitindo mudar o foco do produto e empresa para o cliente.



Jonadabe R. Costa