terça-feira, outubro 26, 2004

Finalizando...


As aulas se findaram em 19/out/2004. Foi uma disciplina interessante. Pena que, por uma série de fatores além do controle dos alunos da sala, não foi possível estar presente em todas as aulas. Particularmente fiz o possível para comparecer às aulas, demonstrando minha satisfação para com o conteúdo ministrado. O professor, por vezes, ficou visivelmente chateado com a não presença de todos. E com razão! Nesse módulo, em especial, pode-se destacar que fatores conhecidos pelos próprios alunos (e que fogem ao cunho desse pequeno escrito) foram responsáveis por essa não maciça presença. As aulas foram dignas de maior público pelas informações explanadas e pelo professor que as conduz com maestria.
Esses comentários (e os anteriores) em relação a Mário Persona não se prendem ao fato de que ele avaliará o ‘blog’, mas expressam a verdade do que presenciei, sendo um ponto em comum para os colegas que acompanharam as aulas.
As inserções intituladas “Conteúdo” representam um resumo do que foi explicado em aula. Baseei-me em conhecimento pré-adquirido, conhecimento acrescido (em aula) e nas apresentações disponibilizadas pelo professor para ‘download’ em seu site. O conhecimento foi captado e ser-me-á extremamente útil. As outras inserções foram comentários ligados a aula, mas de menor relevância.
Quero crer que possa encontrar o professor Mário Persona em outras oportunidades.
Felicidades a nós todos!!

Deus seja conosco!



Jonadabe R. Costa

Conteúdo VIII


A abordagem sobre integração de postos autorizados trouxe a visão de satisfação do cliente no que diz respeito a garantia, reduzindo custos de despesas não autorizadas, agilizando abastecimento dos postos de serviços, reduzindo o estoque de peças no posto de serviço e reduzindo também custos de comunicação e processos.
Para uma integração bem sucedida, o relacionamento com o cliente (CRM) é de vital importância, bem como gestão empresarial (ERP), logística (SRM) e gestão da cadeia de valor (SCM).
Deve haver inteligência e habilidade na abordagem ao cliente, visando antecipar seus desejos e sincronizar a realização, com colaboração e integração da infraestrutura.
A correta utilização dessas informações fará com que haja maior possibilidade de manutenção do cliente, já que recuperá-lo ou ganhar outros novos custa bem mais. O Data Mining é outra ferramenta útil por extrair informações significativas de uma grande base de dados, o que permite utilizar coerentemente informações relevantes para as empresas, inclusive envolvendo habilidades do especialista x generalista.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo VII


As características do comércio B2B e B2C são relevantes no processo de venda. Isso se dá pela coleta da informação gerada, redução de custos em processos e planejamento conjunto após consolidação de informação.
O processo de compra é, portanto, de fundamental importância para as empresas (cotação, análise e pedido de compra). São feitas considerações sobre estoque, custo e demanda baseados em SRM, o que possibilita direcionamento correto dos negócios em função da consideração feita em relação a todas essas informações.
Foram apresentadas em aula várias empresas com resultados positivos pela correta utilização dos dados extraídos.
Chega-se a conclusão de que a Internet eliminou distâncias física, cultural, social, tecnológica e temporal. Embora o argumento possa ser usado para o mundo físico e virtual, a Internet possibilita a concentração de negócios, atraindo novos negócios (clusters) e gerando troca de conhecimento.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo VI


O valor do processo de compra convencional é diminuído em 10% quando num processo idêntico a partir da Internet. E a tecnologia é grandemente responsável por isso, influenciando a vida pessoal e empresarial. Os produtos passaram a ser então não mais coisas simples, mas uma plataforma de serviços.
Alguns fatores influenciam tal tendência: interatividade, convergência, concorrência, personalização, integração e, com maior destaque, a globalização. A importância passou de acúmulo de tecnologia para o modo como essa tecnologia é utilizada.
O conhecimento, por sua vez, é um fator de grande importância em meio a toda essa evolução, mas a imaginação tem seu valor. O aprendizado é a somatização e gerenciamento de dados, registro, transação, informação, mensagem, conhecimento e processos. Pode-se afirmar então que a forma, tempo e conteúdo sobre como se passará a mensagem são importantes para o receptor da mensagem, mas seu grau de aprendizado permitirá maior ou menor aproveitamento. A capacidade de aprender, reaprender e lidar com as informações aprendidas pode significar o diferencial de mercado, permitindo mudar o foco do produto e empresa para o cliente.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo V


O Application Server Provider (ASP) foi apresentado em sua grande funcionalidade: soluções compartilhadas. Esse é um serviço que nasceu da necessidade de se utilizar determinados recursos por tempo finito e com freqüência, mas que o valor inviabiliza sua manutenção dentro da própria empresa.
É grande a gama de serviços que podem ser utilizados a partir de um ASP atualmente. Dependendo do serviço a ser utilizado, pode ser financeiramente compensador, já que o princípio é pagar apenas pelo que se utiliza, tendo toda a estrutura do serviço alocada fora da empresa.
Por ser essencialmente baseado na Internet, as vantagens são grandes: disponibilidade global e a qualquer hora, adaptado à necessidade, computação móvel, custo previsível, garantia de tecnologia e itens mais.
Trata-se, portanto, de uma alternativa válida e altamente recomendável.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo IV


O “Custo da Transação” e “Supply Chain” também foram abordados. A redução do ciclo de vida do produto está diretamente ligada à criação de novos produtos. A existência das empresas está ligada a isso e também competitividade em função do mercado. A transação tem custos decorrentes de Busca, Contrato e Coordenação, com unidades produtivas, que são um agregado de matéria-prima, indústria, manufatura, transporte e vendas.
O “Supply Chain” combina fluxos de informação, capital e material; a troca de informação x material reagrega às empresas. O SRM auxilia muito para sincronizar, controlar e gerir o relacionamento na cadeia de suprimentos, com preponderância nos fatores críticos de sucesso.
Para as empresas, portanto, o papel de TI é relevante na medida em que sua influência abrange LAN, WAN, website, e-mail, MRP, ERP, CRM e muitos outros canais.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo III



As mudanças vindas juntas com a Internet são diversas. Os produtos e serviços passaram a ser oferecidos com rapidez, personalização, diversificação, fabricação depois da venda, menos fornecedores, terceirização, compra e fabricação conjunta, etiquetas inteligentes, auxílio da computação móvel e o valor agregado do produto.
O professor chamou a atenção para o gerenciamento do relacionamento, relações públicas e outros itens relevantes para que a empresa se firme. Afirmou que a empresa deve cuidar de sua imagem na Internet e até mostrar seu pessoal especialista, não se esquecendo que é formada por pessoas e estas têm necessidades diversas. A página da empresa deve ser atualizada, com alto grau de usabilidade e facilidade de contato.
Houve abordagem ainda da descentralização da tomada de decisão com o aumento da tecnologia, o que se tem de especial é o diferencial; a flexibilidade foi exaltada como fazer infinitas coisas com recursos finitos. Houve destaque para o líder que reconhece seus erros, o que permite incrementar sua criatividade e ser transparente na criação de sua equipe. Além disso, é importante que respeite todos quando estiver em ascensão, já que poderá encontrá-los quando em decadência.



Jonadabe R. Costa

Conteúdo II



Análises da situação do mercado e suas mudanças deram início às aulas; a audiência de sites na Internet, o alcance e a abrangência dela. Depois foram consideradas a divulgação que a Internet permite e, como exemplo bem sucedido, mostrou o site www.mariopersona.com.br, muito bem localizado. Isso rende, ao professor, chamadas para palestras e convites para a criação de artigos / crônicas diversos.
O professor mostrou como tem sido o comércio na Internet e seu progresso. Mostrou casos de sucesso e também casos de insucesso. Sites cujo segmento trata de roupas personalizadas (ou sob medida) até os de entrega de mercadorias num sistema de hipermercado.
Foi feito um especial destaque para a monitoração de tendência de compra dos clientes e construção da marca e relacionamento cuidando da estratégia. Isso permite trilhar melhores caminhos na utilização da Internet como meio comercial.



Jonadabe R. Costa